sobre

daniela fonseca moura

nascida em salvador, bahia.
vive e trabalha entre são paulo e salvador.

fotógrafa e pesquisadora. realiza a mediação e produção de conversas e projetos sobre fotografia, crítica da imagem e narrativas visuais. interessada cada vez mais em investigar as possibilidades de edição, circulação e agência política das imagens, em publicações impressas, espaços expositivos e plataformas digitais.

mourafdaniela@gmail.com

currículo lattes
cv ↓

formação acadêmical

mestrado em comunicação [2018-2020]

faculdade cásper líbero

dissertação: “modos de ver o território: a fotografia por mulheres no nordeste e na amazônia do brasil contemporâneo”

orientação: profa. dra. simonetta persichetti

bacharelado interdisciplinar em humanidades [2014-2017]

universidade federal da bahia

experiência profissional

curadoria e mediação do ciclo de conversas do festival imaginária [2021-atual]

professora convidada na pós-graduação de fotografia da belas artes – sp [2021- atual]

professora convidada na pós-graduação de cultura visual da unicap – pe [2023]

pesquisadora na base de dados de livros de fotografia [2020 – 2022]

produção, curadoria e mediação das conversas na ouro fino [2019-2020]

estágio na fundação cultural do estado da bahia [2015-2017]

formação complementar

cursos livres e grupos de

estudos sobre artes visuais,

fotografia, política da imagem

e gestão cultural

  • artes visuais entre os estados unidos e brasil nas décadas de 1960-1970 [2023] com dária jaremtchuk. sesc sp

  • teoria e crítica da arte contemporânea – aluna especial [2023] mac usp

  • teoria e metodologia em história da arte – aluna especial [2023] mac usp

  • seminário internacional história da arte no agora: debates no brasil [2023] mac usp

  • tradução-exu [2023]com ana paula vittorio, vermelho e carolina cerqueira. cpf sesc

  • a origem do museu, da crítica e da curadoria [2022] com daniel jablonski. masp

  • laboratório de escrita crítica e editorial [2022] com paula alzugaray, leandro muniz e nina rahe. revista seLecT/zait

  • história racializada da arte afro-brasileira [2022] com igor simões. masp

  • grupo de estudos em estética e pensamento anticolonial [2022 – contínuo] com marina feldhues

  • visualizar o antropoceno: arte e crise climática [2022] com patrícia mourão. museu brasileiro de escultura e ecologia (mube)

  • natureza e cultura: relações entre história, arte e ciência [2022] com paula pedrosa. escola de botânica sp

  • introdução ao pensamento de aby warburg [2022] com anelise de carli. apph 

  • projeto de exposição [2023] com luiza mello. zait

  • curso de formação em políticas culturais [2016]com albino rubim. cult – universidade federal da bahia

  • curadoría – programa de análisis y desarrollo de proyectos expositivos [2024] campo (arg)

  • curadoria aberta – exercícios com a fotografia [2023] com eduardo queiroga, pio figueiroa e mateus sá. escola livre de imagem

  • grupo de estudos fotografia e crítica anticolonial [2022 – 2023] com marina feldhues

  • políticas da imagem: vigilância e resistência na dadosfera [2022] com giselle beiguelman. sesc sp

  • edição fotográfica: fundamentos do discurso com imagens [2022] com inês bonduki. sesc sp 

  • fotografia educação e pensamento decolonial [2022] com felipe camilo 

  • filosofias da fotografia [2021] com michel de oliveira. plataforma humanis

  • grupo de mentoria em fotografia [2021] com tom griggs 

  • construcción de sentido con la imagen [2020] com pablo ortiz monasterio. centro de la imagen (peru)

  • a história é outra: a fotografia pelo olhar das mulheres [2020] com daniele queiroz 

  • grupo de estudos e produção em fotografia [2019-2020] com andré penteado 

  • fotografia, racismo e antirracismo [2019] com hélio menezes. instituto moreira salles 

  • pensando a fotografia documental [2019] com simonetta persichetti. sesc sp

  •  fotolivros, 1 2 3 4 [2021] com rony maltz. lp press

  • fotolibros, una historia pequeña y tres problemas grandes [2020] com horacio fernández. centro de la imagen (peru)